FERRAMENTAS WEB 2.0
Os recursos existentes online e as ferramentas de fácil publicação da Web 2.0
constituem uma oportunidade para que professores e alunos possam aprender
colaborativamente, divulgando e compartilhando as suas experiências e saberes. 
Kahoot!
Questionários divertidos
A ferramenta pode ser facilmente utilizada em vários níveis de ensino: primário, básico ou secundário. O segredo está na complexidade das questões colocadas aos alunos. A criatividade dos professores é também um ponto fundamental, até porque o Kahoot! pode ser utilizado tanto para uma aula de revisões como para uma de consolidação de conhecimentos.
O jogo desenrola em tempo real e os jogadores (alunos) participam do início ao fim. Do computador principal (do professor) são projetadas as questões e as respostas (2 no mínimo e 4 no máximo) previamente criadas para o efeito. Para darmos início a um jogo é necessário que os alunos acedam ao endereço kahoot.it e insiram o PIN do jogo (não é necessário nenhum registo) e o seu respetivo nome (ou nomes se tivermos alunos em pares).
Quando uma questão é projetada, nos dispositivos móveis aparecem quatro botões coloridos correspondentes a cada uma das respostas possíveis. A pontuação é calculada em função de correta ou incorreta e do tempo de resposta.

Website
Plickers
Questionários para avaliação formativa
Plickers é daqueles serviços que se pode enquadrar nos serviços de avaliação formativa, sistemas de resposta, isto porque permite recolher na hora informação/opinião da nossa audiência. Até aqui nada de novo, até porque existem imensos serviços deste género na web...

O interessante do Plickers é que a recolha da opinião é feita através de papéis que são lidos com o nosso tablet ou smartphone e os alunos não necessitam de ter nenhum instrumento digital! Ou seja, aos alunos damos somente um papel que contempla quatro possibilidades de resposta (A,B,C,D) lançamos a pergunta e cada aluno mostra o seu papel com a sua escolha/resposta.


O professor com o seu tablet/smartphone, faz um scan de todas as respostas. No tablet o professor vai vendo as respostas dos alunos e ao mesmo tempo no projetor é mostrado quem já respondeu. A diferença é que no tablet visualizamos as respostas que cada aluno deu e no projetor vemos quem já respondeu mas não se vê a resposta que cada um dos alunos deu.

A aplicação funciona muito bem e é rápida a recolher a informação, o scan é feito de longe não sendo necessário aproximar muito. O ideal é ter sempre o smartphone que vai fazer a leitura sempre na vertical.

A aplicação web contempla a criação e edição de turmas: é aqui que se faz a atribuição do cartão ao aluno; uma livraria de questões que vamos criando e que nos permite atribuir às turmas criadas, os relatórios de todas as questões que colocamos e claro, os cartões para imprimir.

Website
Google Drive
Armazene qualquer arquivo
No Drive, você começa com 15 GB de armazenamento online gratuito do Google para fotos, histórias, designs, desenhos, gravações, vídeos e o que mais você quiser.
Website
ISSUU
Biblioteca digital
"O Issuu, serviço de publicação de livros e revistas na internet, tem como principal vantagem a sua interface, que se aproxima do estilo de folhear uma revista. As páginas são abertas em par, mantendo também, em muitos casos, os objetivos de design do criador do conteúdo. Além disso, ao passar o mouse na parte inferior das páginas, é possível visualizar pequenas amostras das folhas anteriores e das próximas, o que agiliza a localização visual do conteúdo. Outro ponto forte está na organização dos livros e revistas adquiridos pelo usuário, que são mostrados em estantes, com um visual bastante estiloso". (COSTA, Eric. INFO Exame) 
Website
Inforg.am
Gráficos online
Se você costuma fazer gráficos para utilizar em sites ou blogs, o Infogr.am é um serviço online que lhe pode ser muito útil. Com uma interface muito bem organizada, as funções são todas separadas por categorias – o que facilita a utilização.
Para fazer o login no Infogr.am, você precisa acedê-lo através de uma conta no Twitter ou Facebook. Depois, clique em “New Chat” e escolha o gráfico desejado. Entre as opções, encontram-se muito bem desenhados: barras, pizzas, linhas ou matriz.
Após selecionar um deles, você pode fazer o upload dos dados por meio do botão “Import data” ou, se preferir, insira aos dados editando a tabela apresentada. Para visualizar como o seu gráfico está ficando, basta utilizar a ferramenta de pré-visualização. Com tudo pronto, clique em “Embed” e copie o código de incorporação do gráfico para usar em sua página ou capture a imagem da tela.


Website
Blendspace
Planificação de aulas online
Esta ferramenta ideal que permite aos professores criar aulas em 5 minutos, envolvendo os alunos com recursos educativos disponíveis na web.
Website
Padlet
Murais colaborativos e interativos
Padlet online apresenta-se como um "mural" ou "quadro" que permite aos alunos realizar as tarefas das aulas e/ou criar as suas próprias ideias. Isto pode ser especialmente útil ao fazer um trabalho de grupo empresarial no qual os alunos colaboram e partilham as suas ideias. Uma descrição de “Padlet”, com base nas experiências de uma escola secundária inglesa: “Padlet” pode ser usado em qualquer lugar e para qualquer coisa!

Website
Voki
Comunicação
​​Voki é uma ferramenta que, integrada com outras num contexto de trabalho colectivo, pode tornar-se um instrumento motivador para a comunicação e para o desenvolvimento do discurso oral e estruturação do pensamento nos alunos mais jovens.
Poderá escolher uma série de personagens de base e de seguida personalizá-los em quase tudo o que se pode imaginar.
Do o cabelo à barba e passando pelos adereços como chapéus e óculos de sol, tudo é personalizável. Pode também escolher um pano-de-fundo para a sua personagem que poderá ou não conter animações.
Assim que criar o seu avatar é só começar a dar-lhe voz através de um microfone.
Depois de criar o avatar poderá adicioná-lo ao seu blog/site ou colocá-lo nos seus perfis de redes sociais.

Website
Pixton
Banda desenhada online
O Pixton é serviço online que também disponibiliza extensão para Google Chrome que possibilita a criação de banda desenhada online.

Com ele é possível criar desenhos com qualidade profissional, arrastando personagens e movendo-os para qualquer pose. Também pode adicionar fotos, falas personalizadas, fundos dinâmicos, objetos e outros.
Website
Glogster
Posters multimédia interativos
O Glogster possui características fantásticas que permitem a sua utilização nos mais variados contextos que pode ir desde a criação de cartazes multimédia a uma apresentação de conteúdos. 

Trabalhar numa área semelhante a uma folha de papel onde se pode adicionar de forma aleatória texto, imagens, sons, vídeos, e links, todos eles com a possibilidade de serem trabalhados com efeitos é absolutamente fantástico.
Todos os trabalhos produzidos nesta aplicação online podem ser partilhados online e reutilizados por outros utilizadores se assim o pretender-mos. O glogster também possui uma versão educação http://edu.glogster.com possibilitando aos professores (na versão paga) criar contas para os seus alunos o que permite gerir de uma forma centralizada os conteúdos produzidos pelos mesmos.


Website
Wikispaces
Trabalho colaborativo
O wikispaces é um servidor de escrita colaborativa online, com acesso livre onde podem ser criadas wikis para abordar os mais diversos temas.

Na sala de aula pode ser um bom recurso, para construir uma página colaborativa sobre os assuntos abordados.
Um wikispace para uma turma, é um lugar onde os alunos postam o seu trabalho de modo a que os professores e os colegas possam corrigir, melhorar, e discutir.


Um wikispace é um espaço onde pode criar páginas sobre um tema em particular. Cada espaço pode ter várias páginas, arquivos e imagens.

Website
Animoto
Edição de vídeo
A ferramenta Animoto é uma aplicação Web que permite criar vídeos a partir de imagens, clips de vídeo e músicas.

Através desta ferramenta a criação de vídeos é feita de uma forma muito simples, não sendo necessário ter conhecimentos técnicos para a produção final dos mesmos. Desta forma, o utilizador recolhe os elementos que pretende utilizar, coloca-os no software na sequência que pretende que apareçam e, se achar pertinente, pode ainda acrescentar texto no vídeo.

Os vídeos criados no Animoto podem ser partilhados através de correio electrónico ou da publicação directa em várias redes sociais uma vez que é gerado um código HTML que pode ser simplesmente copiado e inserido, por exemplo, na plataforma Moodle.



Website
Survey Monkey
Questionário online
É provavelmente o nome mais conhecido no domínio das ferramentas de pesquisa on-line, Survey Monkey é o melhor criador de questionários online.

Na versão gratuita , você terá direito a:
- 10 perguntas
- 100 inquiridos
- 15 tipos de perguntas
- Personalização e modelos claros do tema


O sistema é bem projetado, muito fácil de usar, e incorpora pesquisas.

Website
ClassMarker
Testes e exames online
ClassMarker é o melhor organizador de questionários para criação e distribuição de exames personalizados e testes on-line em qualquer idioma.

Seja para avaliar 5 ou 5.000 utilizadores, ClassMarker vai economizar aquelas longas e dolorosas horas de criação, distribuição e correção de testes. Você nunca mais vai precisar digitar novamente perguntas ou testes, e os resultados são calculados instantaneamente e com precisão.

Contando com a confiança das marcas mais respeitadas mundialmente , ClassMarker é utilizado por empresas e instituições de ensino por nossos serviços profissionais e seguros.
Website
Thinglink
Uma forma criativa de mostrar imagens
O Thinglink ajuda os professores a criarem conteúdos dinâmicos e interativos com poucos conhecimentos de informática.

A tarefa é tão simples como enviar uma imagem e adicionar-lhe algumas etiquetas em cima, como por exemplo, descrições, vídeos, imagens etc.

Além de permitir partilhar as nossas próprias criações podemos aceder a outras de outros autores.

Esta ferramenta é útil por exemplo:
– A um professor de história que quer mostrar o mapa político europeu;
– A um professor de geografia que quer mostrar o mapa de distritos de Portugal;
– A um professor de eletrónica / informática que deseja mostrar os componentes de um computador;
– A um professor de inglês que está a leccionar a gramática de um determinado tema;
– etc.
Website
Storybird
Criação de histórias
Storybird é uma ferramenta que permite a criação de histórias de forma colaborativa, com formato de livro digital. Selecione um conjunto de imagens, escreva uma história e o seu livro do Storybird está criado!
É possível criar histórias, individualmente ou em grupo após convidar outros colaboradores. As suas histórias serão transformadas em belos livros que poderão ser partilhados, adicionados a uma lista de leitura ou imprimidos. As suas obras podem, ainda, ser incorporadas num blog ou numa wiki.

Esta ferramenta surge com o intuito de inspirar a criação de histórias para crianças. Permite a criação de histórias de carácter lúdico ou profissional através de conteúdos fornecidos por um grupo diversificado de artistas profissionais.

O Storybird difere de todas as outras ferramentas de criação de histórias, mantendo o ambiente de escrita organizado e simples. Os utilizadores desta ferramenta podem facilmente utilizar a arte existente, para criarem e partilharem as suas histórias. Assim, é possível evitar as tarefas de procura de fontes, desenho de imagens ou outros elementos, que normalmente retiram o foco daquilo que é essencial, a criação da história.

Website
Gliffy
Desenhe fluxogramas, organogramas, plantas e muito mais
Um dos primeiros programas online da categoria, o Gliffy é uma solução para quem precisa produzir diagramas de fluxos, gráficos organizacionais, plantas, diagramas de rede, estruturas de software, modelagem de processos de negócios, mapa de sites, interface web e outros trabalhos.

É preciso apenas selecionar uma biblioteca e as formas desejadas no painel da esquerda e arrastá-las para a área de desenho. Depois, é só usar as ferramentas no topo da página e as opções do menu de contexto para fazer os devidos acertos.

O Gliffy oferece código para a publicação dos desenhos em sites e blogs e permite baixar o conteúdo nos formatos JPG, PNG, SVG e Gliffy XML.

A versão gratuita do programa é limitada a 2 MB de armazenamento, cinco diagramas - todos públicos – e um colaborador.
Website
Socrative
Testes e questionários online
Que tal criar questionários dinâmicos para usar durante as suas aulas? Bom, isso é possível com o Socrative!

Com este aplicativo, pode criar diversos tipos de questionários e os seus alunos podem respondê-los usando computadores ou os seus tablets e smartphones. E o melhor: recebe os resultados na hora!

O aplicativo tem duas versões: uma para professores e outra para alunos. Para usar, é só fazer um registo gratuito no site. Com sua conta, pode aceder ao Socrative pelo site ou pelo aplicativo.

Na conta do professor, é possível criar questionários de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e de perguntas abertas. O professor cria uma “sala” e passa o número ou nome dela para que os alunos possam aceder aos questionários. Conforme os alunos vão terminando de responder o questionário, o professor recebe atualizações para acompanhar o andamento da atividade. No final, ele recebe um relatório com os resultados, que pode ser compartilhado por email, enviado para o Google Drive ou descarregar.

Pode criar os questionários antes das aulas, como um complemento das atividades em sala, para verificar o quanto seus alunos compreenderam a matéria. Durante a aula, pode pedir que peguem nos seus tablets ou smartphones e entrem na sala que criou e respondam aos questionários. Desta forma, consegue dinamizar mais a sua aula, tornando-a mais interessante para os seus alunos e pode ver na hora se é necessário rever algum conteúdo com a turma.
Website
Mindomo
Mapas conceptuais
O Mindomo é uma aplicação que lhe irá permitir criar facilmente mapas mentais para o que quiser desenvolver, desde um projeto pessoal ou como uma forma de fazer sumários para os seus estudos.

A sua utilização é fácil, basta adicionar tópicos e subtópicos com apenas um clique e um arrastar de rato. O interface é simples e eficaz com botões atrativos para editar os temas e todos os elementos como linhas, fontes de texto...

Também será capaz de incluir todos os tipos de conteúdo multimédia, smileys, links, notas e até vídeos do YouTube.

Também poderá carregar os seus mapas mentais para o servidor do Mindomo online e criar apresentações para as partilhar com quem desejar.

Website
Teamviewer
Acesso remoto
O TeamViewer é um software de acesso remoto e suporte via internet que está disponível para as seguintes plataformas: Windows, Mac, Linux, Mobile (iOS, Android e Windows Phone). Com ele, o emparelhamento e compartilhamento de dados entre dois dispositivos é facilitado.

O programa permite o acesso a qualquer dado da máquina com a qual está conectado e também a participação em apresentações, sempre por conexões seguras e protegidas por senha.

O Teamviewer oferece novidades importantes: histórico de chat, chamadas de vídeo com um clique, fotos de perfil, conexão a contatos próximos automaticamente, suporte a monitores que tenham resolução UltraHD (4K), notas em tempo real, API de computadores e contatos e uma ênfase maior nos perfis de trabalho de cada usuário e painel de controle remoto.
Website
Wordle
Nuvens de palavras
O Wordle é uma ferramenta magnífica que permite criar uma nuvem de palavras a partir de um determinado texto. Na nuvem aparecem em maior proeminência as palavras que ocorrem com maior frequência no texto. Pode-se escolher diferentes tipos de letra, de disposição das palavras e esquemas de cores.
Website
QR Stuff
Criador e leitores de código QR
O que é o QR Code?

O QR Code consiste num gráfico 2D duma caixa preto e branca que contém informações pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone.
Este conteúdo pode ser lido por meio de aparelhos específicos para este tipo de código ou de aplicativos instalados nos telemóveis ou tablets. Neste caso, a câmera do aparelho é usada para fazer a leitura do código.

5 motivos para usar QR Code na sala de aula:

1. ELIMINA OS LONGOS ENDEREÇOS DE SITES
2. ELIMINA OS RISCOS DE ERRO
3. ECONOMIZA TEMPO
4. SÃO FÁCEIS DE FAZER
5. É INOVADOR

Website
Popplet
Crie mapas conceptuais, esquemas hierárquicos, esquemas de símbolos, diagramas...
Popplet é uma ferramenta Web muito intuitiva e fácil de gerir, que permite criar mapas mentais.  O utilizador apenas tem de inserir as caixas com textos, mapas, imagens ou vídeos e criar os fluxos de informação.

Podem ser incluídas mais de uma pessoa a colaborar no mesmo mapa, com a possibilidade de usar “nametags” para identificar qual o colaborador que adicionou/alterou o conteúdo.

Também é possível fazer um zoom dos nossos mapas mentais e criar apresentações, bastando para isso definir previamente a orientação e clicar “record”.

Depois de terminado o mapa, este pode ser partilhado em sites/redes sociais ou através do download em pdf ou jpg.
Website
JClic
Criador de atividades multimédia
O Jclic é um programa desenvolvido numa plataforma de Java, que nos permite realizar e executar actividades educativas, sobre várias temáticas que poderão ser desenvolvidas com as crianças.

Estas podem ser trabalhados com as crianças de várias formas, pois na construção dos mesmos o programa oferece um conjunto de actividades que podem ser podem ser executadas, como por exemplo associações, palavras cruzadas, exercícios com texto, puzzles, entre outros.
Website
Wheel Decide
Gire a roda que decide por si!
Wheel Decide é uma ferramenta de spinner online gratuito que permite criar suas próprias rodas digitais para a tomada de decisão, brindes prémio, sorteios, jogos e muito mais. 

- Escolha um aluno aleatório na aula para responder a uma pergunta ou participar de uma atividade de sala de aula. É isso mesmo - tu ao fundo, João!

- Gire a roda de perguntas, tópicos ou termos de vocabulário. 


- Use a roda para atribuir grupos ou equipes aleatoriamente. Pode atribuir tarefas aleatoriamente a equipas ou indivíduos. Ao contrário de você , o Wheel Decide não tem preconceitos.

Website
Penzu
O seu diário virtual
Penzu é um aplicativo para Android, iOS e Web que permite ao utilizador criar anotações em forma de diário pessoal e mantém os arquivos salvos na nuvem. Com ele, poderá criar diversas notas de texto com informações pessoais que serão mantidas sob proteção por senha.

Contando com importantes características de segurança, este bloco notas foi desenvolvido para funcionar como um diário secreto para informações pessoais. O aplicativo permite criar diversos temas que representam as categorias onde os textos serão salvos e listados para visualização e edição de conteúdo.

O Penzu difere de outros aplicativos similares por ser parte de um serviço que também atua na web. Dessa maneira, os utilizadores podem fazer login no site e aceder aos seus arquivos de textos em qualquer desktop ou dispositivo móvel.

Website
PowToon
Apresentações multimédia
Powtoon é um site que permite a criação de apresentações na forma de slides e vídeos animados. Uma grande plataforma gratuita que promete deixar qualquer conteúdo atraente ao público. Nele encontra todas as ferramentas dos programas mais famosos, além de efeitos exclusivos, sem ter que descarregar nada para isso.

O Powtoon é o futuro dos programas para computador, pois disponibiliza todas as suas funções online para que possa montar as suas apresentações em qualquer plataforma. As funções do Powtoon substituem muito bem os programas mais pesados que necessitam de instalação, e apesar de ser em inglês, é intuitivo e tem uma interface bem organizada.

Seu design é limpo e agradável, ideal para não interferir na criatividade do utilizador. O seu desempenho é satisfatório, funcionando sem maiores problemas em computadores com configurações básicas. Por ser completamente online, no entanto, é muito dependente da sua ligação à internet, podendo ficar muito lento caso ela esteja fraca. 

O Powtoon tem potencial para ser sua nova ferramenta favorita, a sua única fragilidade acontece na altura de exportar a criação. O site não oferece ao utilizador a opção de guardar o arquivo em imagem, apenas de publica-lo nas redes sociais, ou enviar convites por email. 

Prós
- Serviço totalmente online
- Alta qualidade das apresentações
- Possui efeitos exclusivos

Contras
- Demora a carregar em alguns momentos
- Não permite download do conteúdo criado
Website
Blogger
Criador de blogues da Google
O Blogger, a plataforma gratuita de blogs da Google, é a ferramenta ideal para quem está a começar no mundo dos blogs. Além de ser fácil de navegar e administrar, oferece a hospedagem e diversos recursos que permitem ao utilizador criar seu blog e personalizá-lo, de acordo com suas necessidades. 

Para usar o serviço é necessário ter uma conta Google. Depois, ao fazer login, é possível criar um blog que será subdomínio .blogspot.com ou blogspot.com.pt. Com isso, não será preciso pagar por um plano de hospedagem em servidor externo para que seu blog funcione, pois tudo ficará por conta do Google. Porém, também é permitido usar um domínio próprio dentro da plataforma. 

Website
Wordpress
Criador de sites e blogues
O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo que pode ser usado para criar e manter, de maneira simples e robusta, o conteúdo de um site, de um blog ou de uma aplicação. Combina estética, standards da web e usabilidade. Apesar de ser grátis, tem um valor inestimável.

Por outras palavras, o WordPress é o que procura se quiser trabalhar em vez de batalhar com um sistema para gerir o seu site. É uma solução open source, isto é, o seu código é gratuito e aberto.

É desenvolvido por centenas de voluntários de uma comunidade que se estende por todo o mundo. Se pretender fazer mais, há milhares de plugins e de temas disponíveis para transformar o seu site em quase tudo o que possa imaginar.

Mais de 60 milhões de pessoas escolheram o WordPress para criar o seu espaço na web — adoraríamos que também fizesse parte desta comunidade.
Website
Edublogs
Criador e gestor de blogues educativos
O Edublogs é um site onde o professor se regista para gerir o seu blogue e o blogue dos seus aluno.

O Edublogs funciona como um gestor de blogues, o que trás grandes vantagens para o professor já que a intenção é a de que cada aluno crie e poste no seu próprio blogue. Neste caso, o professor poderá gerir todos os posts, atualizações,  sugerir mudanças além de trabalhar ativamente o tema segurança na internet.

Ao utilizar esta ferramenta o professor estará a incentivar os seus alunos a produzirem texto, a familiarizarem-se com as novas linguagens de comunicação, a expressar opiniões para o máximo de pessoas possíveis, a incentivar o aluno a pesquisar sobre o assunto que ele quer escrever, entre outras vantagens.
Website
Creaza
Criador de histórias animadas
Creaza é um espaço online fantástico que disponibiliza vários recursos inovadores e bastante intuitivos, permitindo o utilizador elaborar histórias aos quadradinhos, construir mapas mentais, criar e editar vídeos e arquivos áudio.

Para criar histórias, o Creaza oferece um ambiente bastante intuitivo denominado Cartoonist, com cenários de várias histórias e com a possibilidade de duplicar frames, incluir personagens, objectos e muito mais.

Para criar arquivos áudio, o Creaza disponibiliza o AudioEditor. Esta ferramenta apenas permite misturar sons, o que limita um pouco este recurso. O espaço dispõe de algumas demonstrações de sons que podem ser utilizadas pelos utilizadores e a possibilidade de fazer o upload de novos arquivos.

Para utilizar todas as ferramentas necessita efectuar um registo.

Website
Forvo
Dicionário de pronunciação
O Forvo é um dicionário online de pronúncias. Atualmente, o Forvo é o maior banco de dados de pronúncias no mundo.

O Forvo não é para grandes arquivos ou documentos de áudio. Os áudios gravados são limitados em 2,5 segundos, tempo suficiente para a pronúncia de qualquer palavra.

O Forvo não se destina a frases, mas em certos casos, elas são permitidas. Por exemplo, expressões idiomáticas ou títulos conhecidos. "O senhor dos anéis" é permitido, mas "eu tenho dois anéis" não é. É muito simples de entender.
Website
Stoodle
Quadro interativo colaborativo
Stoodle é uma ferramenta gratuita que permite colaboração em tempo real, usando uma lousa virtual que pode ser acedido do tablet ou do desktop. Não precisa de se registar.
Pode criar as páginas de lousa que forem necessárias e os convites para participar são enviados através de e-mail.

Além de ferramentas de texto, desenho e importação de imagens e vídeos, o Stoodle disponibiliza também conferência de voz e chat de texto. Os quadros podem ser guardados para acesso posterior e compartilhados via URL.

O único defeito é o fato de ter que guardar os endereços das apresentações para futuros acessos, pois o Stoodle não guarda o utilizador. É uma ferramenta ágil e muito fácil de ser usada.
Website
Quivervision
Realidade aumentada
O Quivervision é o livro para colorir do futuro.

Ao misturar livros de colorir tradicionais com algum bom voodoo de realidade aumentada, Quivervision transforma os desenhos do seu filho em 3D animado.

Aceda ao website da Quivervision, imprima o desenho desejado e pinte-o a seu gosto. Quando terminar, abra o aplicativo no seu telemóvel ou tablet e pressione o botão "Reproduzir" para exibir uma câmara. Direcione o seu desenho para a câmara, e divirta-se!


Website
Prezi
Apresentações multimédia
Actualmente um bom orador faz-se sempre acompanhar de algum tipo de suporte informático onde apoia o seu discurso com palavras-chave ou imagens que de alguma forma cativem a atenção do público. A forma mais usual é a utilização de diapositivos do PowerPoint, uma vez que está praticamente à disposição de todos e é de utilização bastante intuitiva. No entanto, se o orador não for um criativo, o mais provável é que o suporte ao seu discurso seja maçador e pouco apelativo.

De forma a contornar esta situação o Prezi pode ser uma boa alternativa ao clássico PowerPoint. Apresenta-se também muito intuitivo, para quem cria as apresentações, mas muito mais dinâmico para o público.

O Prezi é como um quadro virtual que transforma as apresentações mais atraentes à atenção do público, fazendo com que este interaja mais com o orador.
O Prezi apresenta-se como uma ferramenta bastante intuitiva e os novos menus, melhorados recentemente, contribuem de forma relevante para essa característica. Tudo assenta na tecnologia Flash, da Adobe, e consegue ser bastante rico em efeitos e movimentos que dão vida à apresentação e fazem despertar o interesse do público.
Website
Hora do código
Ensino do pensamento computacional
A Hora do Código é um movimento global que atinge dezenas de milhões de estudantes em mais de 180 países. Qualquer um, em qualquer lugar, pode organizar um evento da Hora do Código. Tutoriais de uma hora estão disponíveis em mais de 45 idiomas. Não é necessário experiência. Ideal para as pessoas de 4 a 104 anos.
Website
Dropbox
Espaço de armazenamento e partilha de ficheiros
O Dropbox é o lugar certo para todos os seus documentos, fotos, vídeos e outros arquivos. O Dropbox permite que você aceda aos seus arquivos de qualquer lugar, e simplifica a partilha com outras pessoas.

Qualquer arquivo que você adicionar ao seu Dropbox será automaticamente exibido em todos os seus computadores, telemóveis, tablets e até mesmo no site do Dropbox.

Já chega de enviar arquivos por e-mail para si mesmo, ou preocupar-se com um HD cheio. Coloque os seus arquivos no Dropbox e terá acesso a eles onde quer que esteja. 



Website